sexta-feira, 8 de maio de 2020

Os oito faróis mais antigos do mundo


Antes de estruturas mais permanentes serem construídas, incêndios no topo de colinas eram usados ​​para sinalizar a navegação marítimaAs pessoas posteriormente começaram a construir plataformas para aumentar a visibilidade dos incêndios, o que acabou levando ao desenvolvimento dos faróis. Ao contrário dos faróis modernos, que são usados ​​como avisos, as torres antigas eram usadas como marcadores de entrada nos portos. Segundo a lenda homérica, o primeiro farol foi inventado por Palamidis de Nafplio. Apenas um desses faróis antigos está bem documentado e incluído nesta lista. Com exceção de um farol, todos esses faróis ainda estão funcionando hoje.


8. Boston Light

Ano de criação: original 1716; atual em 1783
Localização: Little Brewster Island, Boston, Massachusetts
Altura:  27 m (89 pés)
Ainda de pé:  Sim

Boston Light

O Boston Light , o farol localizado na Ilha Little Brewster, foi o primeiro farol construído nos Estados Unidos. O primeiro farol no local foi aceso em 4 de setembro de 1716. Para ajudar a manter o farol, foi cobrada uma taxa de tonelagem de 1 centavo por tonelada em todas as embarcações entrando ou saindo do porto de Boston. Antes do início da Revolução Americana, os britânicos assumiram o controle da ilha em 1774 e bloquearam o porto no ano seguinte. Durante a Revolução, as tropas americanas destruíram o farol, impedindo que os britânicos o usassem e desativando seus navios.
Em 1783, o Legislativo de Massachusetts forneceu dinheiro para construir um novo farol, que ainda hoje existe. É o único farol na América ainda com equipe ativa da Guarda Costeira dos EUA, embora tenha sido automatizado em 1998. Boston Light foi designado Marco Histórico Nacional em 1964.

7. Farol de Eddystone (Farol de Winstanley; Farol de Rudyard e Torre de Smeaton)

Ano de criação: primeiro em 1698; o segundo em 1709; terceiro em 1759; e atual em 1882
Localização: Rame Head, Devon, Inglaterra
Altura:  atualmente 49 m (161 pés); 18 m (59 pés) (primeiro); 21 m (69 pés) de segundo; e 22 m (72 pés) (terceiro)
Ainda de pé:  Sim
Farol de Eddystone
fonte da foto: Wikimedia Commons
farol de Eddystone é conhecido por sua extensa história; é o quarto farol construído nas perigosas rochas de Eddystone. Antes da construção do primeiro farol, vários naufrágios ocorreram na área, pois era uma das rotas navais mais importantes. O primeiro farol no local era conhecido como Farol de Winstanley e foi aceso em 1698. Foi o primeiro farol de oceano aberto do mundo. Esta torre durou apenas alguns anos até ser destruída pela Grande Tempestade de 1703.
John Rudyard foi contratado para construir o segundo farol, que foi concluído em 1709 e destruído por um incêndio em 1755. A Torre de Smeaton (projetada por John Smeaton), o terceiro farol e a iteração mais importante, foi construída em 1759. Influenciou o design moderno do farol e o desenvolvimento de concreto para construção. A torre atual foi iluminada em 1882 e fica ao lado dos restos da Torre de Smeaton.

6. Farol de Cordouan

Ano de criação : 1611
Localidade: Gironde, França
Altura:  68 m (223 pés)
Ainda de pé:  Sim
Farol de Cordouanfonte da foto: Wikimedia Commons
Farol de Cordouan (Tour de Cordouan) é o farol mais antigo da França e o décimo mais alto farol tradicional (construído em alvenaria) do mundo. Antes da atual torre ser construída entre 1584 e 1611, pequenas torres de farol existiam na ilhota desde pelo menos 880 d.C.
A primeira estrutura adequada tinha cerca de 15m (48 pés) de altura e foi implementada por Edward, o Príncipe Negro, pois a área era uma província inglesa na época. Os navios que passavam pagavam dois grumos (antigas moedas de prata inglesas) para passar, marcando a primeira ocorrência das taxas de farol. Em meados do século XVI , esse primeiro farol entrou em ruínas, ameaçando a navegação do comércio de vinho de Bordeaux.
A torre atual foi projetada pelo principal arquiteto de Paris, Louis de Foix, e tinha quartos que serviam de apartamento para seus detentores, bem como um apartamento para o rei. O farol foi restaurado em 1855 e foi declarado monumento histórico em 1862.

5. Farol de Kõpu

Ano de criação : 1531
Localização: Hiiumaa, Estônia
Altura:  36 m (118 pés)
Ainda de pé:  Sim

Farol de Kopufonte da foto: Wikimedia Commons
farol de Kõpu está em uso contínuo desde que foi construído em 1531. A ideia do farol data de antes de 1490, porque a faixa de navegação leste-oeste mais importante do mar Báltico passava pelo banco de areia Hiiu, onde a torre está localizada. Os comerciantes hanseáticos estavam pedindo há anos para que fosse colocado um ponto de referência na península, e eles finalmente obtiveram permissão em 1499 do bispo do bispado de Ösel-Wiek. No ano seguinte, o bispo concordou em permitir que construíssem um enorme pilar de pedra sem aberturas. No entanto, a construção foi paralisada pelos próximos anos após o início de uma guerra.
A maior parte da construção da torre ocorreu de 1514 a 1519 e a chama foi acesa pela primeira vez no outono de 1531. Desde então, algumas partes da torre foram reconstruídas. Hoje, o farol de Kõpu serve como um símbolo de Hiiumaa e é uma grande atração turística.

4. Farol do Gancho

Ano de criação: c. 1201 - 1240
Localização: Hook Head, County Wexford, Irlanda
Altura:  35 m (115 pés)
Ainda de pé:  Sim
Farol de Hookfonte da foto: Wikimedia Commons

Desde que o Farol de Gênova foi reconstruído em 1543, o Farol de Hook (também chamado de Farol de Hook Head) é o segundo farol mais antigo em operação contínua do mundo. A torre foi construída em algum momento no 12 º século, mas de acordo com tradição irlandesa, Dubhán, um missionário para a área de Wexford, estabeleceu uma forma de farol tão cedo quanto o 5 º século. William Marshall, 2 nd   conde de Pembroke queria construir um farol para que assim os navios pudessem chegar com segurança à nova cidade portuária que ele estabeleceu, chamada New Ross. Foi construído com calcário local e o edifício original ainda está intacto.
Os guardiões originais do farol eram monges e hoje são controlados remotamente por Dún Laoghaire pelos Commissioners of Irish Lights. Em 2001, o farol abriu como atração turística depois que as antigas casas dos detentores foram transformadas em um centro de visitantes.

3. Farol de Gênova

Ano de criação: original em 1128; reconstruído em 1543
Localização: Genoa, Liguria, Itália
Altura:  76 m (249 pés)
Ainda de pé:  Sim
Farol de Gênovafonte da foto: Wikimedia Commons

Farol de Gênova, simplesmente chamado Lanterna, serviu como símbolo e marco de Gênova, na Itália, por vários séculos. O farol original foi construído em 1128 (apesar de algumas fontes colocarem a data em 1161) e a torre atual foi construída em 1543. A torre anterior havia sido danificada várias vezes devido a várias lutas e guerras. A torre também foi atingida por um raio em várias ocasiões, e um de seus cuidadores morreu devido a um raio em 1481.
O farol é um dos mais altos do mundo. É o quinto mais alto do mundo e o segundo farol tradicional mais alto (construído em alvenaria). De 1543 a 1902, foi o farol mais alto já construído. Em 2004, um museu chamado Museo della Lanterna foi construído ao lado da torre e foi aberto ao público em 2006.

2. Torre de Hércules

Ano de criação : c.2nd século d.C.
Localização: Corunha, Galiza, Espanha
Altura:  57 m (187 pés)
Ainda de pé:  Sim
Torre de Hérculesfonte da foto: Wikimedia Commons

Embora houvesse outros faróis antigos, a Torre de Hércules é o farol mais antigo do mundo. A data exata da construção da torre é desconhecida, mas os registros mostram que existe desde pelo menos o 2 nd século d.C. Pode ter sido construída ou reconstruída pelo imperador romano Trajano e inspirada no farol de Alexandria.
Uma inscrição na base da torre diz que seu arquiteto foi Gaius Sevius Lupus, de Aeminium (atual Coimbra, Portugal) como uma oferta dedicada ao deus romano da guerra, Marte. A torre foi restaurada entre 1788 - 1791 e hoje o farol é um monumento nacional da Espanha. Também é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2009.

1. Pharos de Alexandria

Ano de criação : c.280 - 247 a.C.
Localização: Pharos, Alexandria, Egito
Altura:  120-137 m (394-449 pés)
Ainda de pé:  Sim
Pharos de Alexandriafonte da foto: Wikimedia Commons

Pharos de Alexandria , comumente chamado de Farol de Alexandria, é considerado o farol mais antigo do mundo. Foi construído pelo Reino Ptolemaico da Grécia Antiga em algum momento entre 280 - 247 a.C. e foi um dos primeiros faróis já construídos. A construção da torre começou depois que Alexandre, o Grande, morreu quando Ptolomeu I Soter se anunciou rei em 305 a.C. Demorou mais de 12 anos para concluir e serviu como protótipo para todos os futuros faróis.
O farol foi uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo (foi a terceira maravilha antiga mais "antiga") e por muitos séculos foi uma das estruturas mais altas do mundo. Embora o farol tenha sobrevivido por muitos séculos, foi gravemente danificado por vários terremotos - primeiro em 956 d.C. e depois novamente em 1303 d.C. e 1323 d.C. Os restos finais da torre desapareceram em 1480, quando o então sultão do Egito, Qaitbay, construiu um forte na plataforma maior do local do farol, usando parte da pedra caída.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...