http://elfandarilha.blogspot.com.br/
Utilizados desde a Antiguidade, quando eram acesas fogueiras ou grandes luzes de azeite (de oliveira ou de baleia), os faróis foram concebidos para avisar os navegadores que estavam a se aproximar da terra, ou de porções de terra que irrompam pelo mar adentro.
Na lista faróis em vários países, por exemplo, Torre de Hércules, La Corunha, Espanha, Farol da Barra em Salvador na Bahia, Brasil, Farol Fastnet , o mais famoso da Irlanda e Le Phare du Petit Minou, na França.
Farol de Santo Antonio/Farol da Barra - Salvador, Brasil
O farol mais antigo do Brasil, datado de 1698, é um dos símbolos da capital baiana. Foi erguido para orientar as embarcações que chegavam à baía de Todos os Santos para levar açúcar e outros produtos para o continente europeu. A estrutura atual tem 22 m de altura e foi formada a partir de reformas feitas nos séculos XVIII e XIX.
© Shutterstock
O farol de Aveiro ou farol da Barra - Aveiro, Portugal
É o maior farol de Portugal. Foi, à data da sua construção, o sexto maior do mundo em alvenaria de pedra, continuando a ser atualmente o segundo maior da Península Ibérica, estando incluído nos 26 maiores do mundo. Foi construído no século XIX, mais propriamente entre os anos de 1885 e 1893, tendo sofrido grandes reparações em 1929. Portador do título de farol mais alto de Portugal, e 2º mais alto de Península Ibérica, ergue-se a 66 metros acima do nível do mar, com uma altura de 62 metros.
© Alvesgaspar
Torre de Hércules - La Coruña, Espanha
O farol mais antigo em atividade do mundo, também conhecido como Farol de Brigantium, foi construído entre os séculos 1 e 2 d.C. A estrutura que vemos hoje não é inteiramente original. Em 1971, uma renovação acrescentou um andar a mais à torre, entre outras melhorias. Desde 2009, o farol faz parte da lista de Patrimônio Mundial da Unesco.
© Shutterstock
O Farol do Calcanhar ou Farol de Touros
É o maior farol Brasileiro e um dos vinte maiores do mundo, estando situado no município de Touros, à 96 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. O farol está estrategicamente colocado numa região onde o litoral brasileiro faz um ângulo agudo, a chamada "esquina do continente". Atualmente possui 62 m de altura e 298 degraus. A inauguração do Farol teve lugar no dia 10 de novembro de 1943.
© Tyrone Domingos
Peggys Point Lighthouse - Nova Escócia, Canadá
Construído originalmente em 1915, este farol histórico é uma das atrações turísticas mais famosas da província de Nova Escócia, no leste do Canadá. Operado atualmente pela Guarda Costeira Canadense, ele marca a entrada oriental da baía de St. Margaret.
© Shutterstock
Farol de Neist Point - Ilha de Skye, Escócia
Um dos destaques deste farol, construído em 1900, é a sua localização cênica, na ponta mais ocidental de Skye, a maior ilha do arquipélago das Hébridas. A caminhada até lá é espetacular, com uma vista deslumbrante sobre as enormes falésias a própria construção histórica ao pôr do sol.
© Shutterstock
Portland Head Light - Cabo Elizabeth, Estados Unidos
Localizado na entrada do porto de Portland, no estado do Maine, o farol é um dos mais antigos (foi concluído em 1791) e famosos do território norte-americano. Embora a estrutura tenha sofrido várias alterações ao longo dos anos, a maior parte do farol ainda permanece como o original.
© Shutterstock
Farol de Fanad - County Donegal, Irlanda
Após um navio ter naufragado nas águas da região em 1804, foi solicitada a construção deste belo farol. Em 1818, a estrutura de 27 m de altura foi erguida na costa da península de Fanad. Ele é um dos 12 faróis que compõem os chamados "Grandes Faróis da Irlanda", um recém-criado roteiro turístico do país.
© Shutterstock
Farol Eckmühl Penmarc'h - França
Ele mede mais de 60 m de altura. Foi inaugurado no dia 17 de Outubro de 1897. Protege uma das costas mais perigosos da França por causa de seus muitos recifes. As suas paredes são completamente construído em granito Kersanton e a parede interior da escadaria é coberto com placas opalino. Além de servir a sinalização marítima, também é usado como estação geodésica. Atualmente, é um dos monumentos mais visitados de Finistère. O farol foi classificado como Monumento Histórico em 23 de maio de 2011.
© Shutterstock
Farol de Kõpu - Hiiumaa, Estônia
O farol é um dos principais pontos turísticos de Hiiumaa, a segunda maior ilha da Estônia, situada no mar Báltico. A história da construção remonta a mais de 500 anos, quando foi erguida para orientar as embarcações da Liga Hanseática. O farol tem 36 m de altura e fica no ponto mais alto da ilha.
© Shutterstock
Farol de Tourlitis - Ilha de Andros, Grécia
Este curioso farol fica na ilhota de Tourlitis, a 200 m da costa de Chora, a capital da ilha de Andros. Ele foi originalmente construído em 1897 e bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1994, a edificação foi completamente restaurada.
© Shutterstock
Farol de Beachy Head - Eastbourne, Inglaterra
Localizado na costa sul da Inglaterra, o penhasco de Beachy Head eleva-se a 162 m acima do nível mar. Na verdade, o farol não fica o topo desta incrível formação rochosa, mas na parte inferior, dentro do mar. A edificação foi construída em 1902 e desde, 1983, funciona totalmente automatizada.
© Shutterstock
Farol de Lindau - Lindau, Alemanha
O farol mais ao sul do território alemão fica nas águas do lago de Constança, ponto natural que marca a fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça. A estrutura de 33 m de altura abriga um enorme relógio que pode ser visto a partir de vários pontos da cidade. Em frente ao farol fica a famosa estátua do Leão Bávaro, esculpida em mármore.
© Shutterstock
St. Joseph Lighthouse - St. Joseph, Estados Unidos
Quando as temperaturas estão abaixo de zero, este farol do lago Michigan fica inteiramente coberto de gelo, assim como a estrutura do seu cais. Todos os anos, turistas e fotógrafos profissionais visitam o lugar para admirar as formações criadas a partir das ondas que batem na construção.
© Shutterstock
Kiz Kulesi - Istambul, Turquia
Também conhecido como "Torre de Leandro" ou "Torre da Donzela", o farol foi construído por volta de 340 a.C. sobre uma ilhota do estreito de Bósforo, marco natural que divide os continentes europeu e asiático. Depois de ter sido um farol por muitos e muitos anos, a torre foi desativada na década de 1980. Hoje, abriga um café e restaurante de propriedade privada.
© Shutterstock
Farol Fastnet - Irlanda
O famoso farol irlandês ficou conhecido no passado como "Gota de Lágrima" por ser o último lugar que os emigrantes irlandeses passavam quando navegavam para a América. Ele fica a Fica a 6,5 km ao sudoeste de da ilha de Cape Clear e a 13 km de Condado de Cork, já no continente.
Foto; Richard Webb
Farol de Slangkop - Cidade do Cabo, África do Sul
A casa de luz foi encomendada em 1914, mas a Primeira Guerra Mundial atrasou a construção em cinco anos. Feito em ferro fundido, o farol tem 33 m de circunferência, pintado de branco destaca-se frente ao verde das montanhas. Tornou-se totalmente automatizado em 1979.
© Shutterstock
La Lanterna - Gênova, Itália
Originalmente construído em 1128 d.C (algumas fontes dizem 1161 d.C), este símbolo da cidade de Gênova é um dos faróis mais antigos do mundo e o mais alto do mar Mediterrâneo. Uma curiosidade é que, em 1449, um dos guardiões do farol foi listado como Antonio Colombo, tio do explorador Cristóvão Colombo.
© Shutterstock
Le Phare du Petit Minou - Brest, França
Situado em uma rocha na extremidade sul da ponta em frente ao Forte de Petit Minou, o farol de 26 m de altura marca a entrada do porto de Brest. O projeto foi apresentado em 1839, mas demorou 4 anos para a decisão de iniciar o trabalho e ser assinado. A obra foi concluída em 1848. É automatizado e controlado remotamente desde 1989.
© Shutterstock
Farol do Cabo Hatteras - Carolina do Norte, Estados Unidos
Esta construção com listras em espiral é o farol de alvenaria mais alto da América do Norte, com 64 m de altura. O farol original, de 27 m, foi erguido em 1803, enquanto o atual está no local desde 1870. Três anos depois as listras foram adicionadas para diferenciá-lo dos outros faróis da região.
© Shutterstock
Referência Wikimedia.org, MSN Portugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário